Prefeita de Palmas defende nomeação do namorado para secretaria


11/04/2018 - 08:17
Fonte: Portal Ativo
Autor: Portal Ativo
Link Fonte

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), empossou, nesta segunda-feira, 09, os novos secretários e integrantes do segundo escalão que irão compor a sua gestão. Tomaram posse cinco secretários municipais, nove executivos, dois presidentes, um superintendente, um controlador geral e um secretário-chefe de gabinete. 

“É uma mesma gestão, o que muda é o gestor, apenas isso. Os processos que hoje já acontecem dentro de cada pasta vão ganhar um dinamismo ainda maior. Toda uma dinamicidade que precisa acontecer, pois o serviço público não pode ser muito burocratizado, senão as coisas emperram e elas têm uma dinâmica para acontecer”, afirmou Cinthia. 

Durante a conversa com os novos gestores, a prefeita pediu que o voto de confiança dado seja retribuído com o melhor serviço aos palmenses. “Os novos secretários e executivos vêm para dar uma roupagem diferente a todas as políticas que foram construídas com responsabilidade e que não pode sofrer nenhum processo de descontinuidade e é justamente pra isso que nós estamos tomando essas decisões bastante céleres. Até a posse não foi algo festivo, nenhuma solenidade marcada, ou com coletiva de imprensa, pra não perdermos tempo, pois todo serviço de qualidade precisa ser ampliado e cada dia mais melhorado”, destacou.

Ribeiro destacou a presença de mais mulheres na gestão. “Nós trazemos um visão um pouco diferenciada com a contribuição das mulheres em nosso quadro, com um papel de empoderamento, não como coadjuvante, mas como protagonista para atuar dentro da gestão. Temos servidoras de carreira, que vão nos acrescentar bastante. Consideramos também os critérios técnicos, como o currículo dessas pessoas e o nível de conhecimento”, contou.

Nomes

Dentre os secretários municipais nomeados estão: Valquíria Moreira Rezende, secretária de Desenvolvimento Social; João Paulo César Lima, secretário da Casa Civil; Eduardo Mantoan, secretário de Governo e Relações Institucionais; Fernanda Rodrigues da Silva, secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano; Edmilson Vieira das Virgens, secretário de Transparência e Controle Interno.

Como presidente da Agência de Tecnologia da Informação tomou posse Fred Fonseca Ferreira, e Giovanni Alessandro Assis Silva, presidente da Fundação Cultural de Palmas. Já os secretários executivos são Alessandro Brito Barbosa, na Fundação Municipal de Esportes e Lazer; Ivonete Pereira Motta, na Secretaria Municipal de Comunicação; Edison Fernandes de Deus e Simone da Silva Sandri Rocha, ambos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Irene Tomiko Nakamura Lima, na Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, Juscéia Aparecida Veiga Garbelini, na Secretaria Municipal da Educação; Vera Lúcia Thomas Isomura, na Secretaria Municipal de Finanças; Marcelo Alves Silva, na Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis; e Alexandre Costa de Castro, na Fundação Cultural de Palmas.

Na Controladoria Geral tomou posse Maria Ires Cursino de Oliveira, e na Superintendência de Elaboração Legislativa, assumiu Agostinho Araújo Rodrigues Júnior. Também foi empossado Thiago de Paulo Marconi como secretário-chefe de Gabinete. 

Polêmica

A nomeação de Eduardo Mantoan para a secretaria de Governo e Relações Institucionais causou polêmica. Isso porque Mantoan, que é pastor do Ministério Aviva, em Palmas, namora com a prefeita Cinthia Ribeiro desde junho de 2017. Nas redes sociais, muita gente criticou a escolha da gestora. "O amor e suas funcionalidades", comentou um internauta. "Muda o nome, mas as ações são as mesmas", escreveu outro. 

Em nota, a assessoria da prefeita afirmou que a nomeação de Eduardo Mantoan se dá por suas qualificações profissionais, políticas e vasta experiência na gestão pública. "Não há na legislação vigente nenhum impedimento à sua investidura neste cargo", declarou.  

Segundo o comunicado, Mantoan é formado em Direito, foi chefe de gabinete de Conselheira do Tribunal de Contas, membro do Tribunal de Ética da OAB, advogado do governador Siqueira Campos, e chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, com ato legal para substituição do Secretário superintendente do Procon Municipal, na gestão do prefeito Carlos Amastha (PSB).

Por fim, a assessoria ressalta que Eduardo Mantoan já "advogou para diversos partidos políticos, e personalidades públicas, dentre outras atribuições privadas e públicas", tem "bom trânsito tanto no meio político, quanto junto às instituições sociais, públicas e privadas" e, por isso, está apto "a desempenhar o cargo para o qual foi designado".