Brasil é o parceiro crucial da Rússia na América Latina, diz premiê russo

Brasil representa o principal parceiro da Rússia na América Latina, pois os processos econômicos nos dois países são muito parecidos, nosso objetivo principal é aumentar o volume das trocas comerciais,


21/06/2017 - 15:28
Fonte: sputniknews
Autor: sputniknews
Link Fonte

Brasil representa o principal parceiro da Rússia na América Latina, pois os processos econômicos nos dois países são muito parecidos, nosso objetivo principal é aumentar o volume das trocas comerciais, declarou o premiê russo Dmitry Medvedev.

Na terça-feira (21), o chefe do governo russo, Dmitry Medvedev, teve um encontro oficial com o presidente brasileiro, Michel Temer, que atualmente está em Moscou com visita oficial de dois dias.

Ao cumprimentar o presidente do Brasil, o premiê russo afirmou que "o Brasil é o nosso parceiro crucial na América Latina".

Além disso, Dmitry Medvedev sublinhou que a visita do presidente brasileiro a Moscou tem grande importância para o desenvolvimento das relações bilaterais, que cumprem 190 anos em 2018.

 

"Esses processos [econômicos], eles são muito semelhantes, e por isso é importante observar o que está acontecendo [no país] dos nossos amigos, talvez seja possível usar algumas decisões tomadas pelos nossos parceiros na nossa própria prática. Quanto à economia, o nosso objetivo, bem como, provavelmente, nas relações bilaterais, é intensificar o volume das trocas comerciais, porque ele foi mais fraco no ano passado devido às razões econômicas. No entanto, neste ano podemos observar uma boa tendência, ele já aumentou em um terço. E esses momentos positivos devem ser consolidados, é necessário diversificar o comércio mútuo, inclusivamente através das áreas de alta tecnologia", confirmou.

 

Ao falar sobre a colaboração entre o Brasil e a Rússia, o presidente brasileiro declarou, por sua vez, que seu país tenciona atrair investimentos russos para a economia da República.

Michel Temer também apontou que é preciso aumentar os investimentos mútuos no Brasil. Destaca-se que no âmbito dos encontros prévios com responsáveis oficiais russos, o presidente explicou detalhadamente a situação no país.

 

"Atualmente estou aqui precisamente para estimular o interesse dos investidores russos em investir nas diferentes áreas da economia brasileira. Temos mais de 50 áreas — energia, gás, petróleo, que podem provocar o interesse do sistema econômico da Rússia", declarou Michel Temer.

 

Além disso, ele sublinhou que o Brasil está dando os passos certos para evitar a dupla tributação, o que contribuirá para a cooperação bilateral.